terça-feira, 2 de setembro de 2014

Por que não acredito no Socialismo Cristão

Buda pregava o caminho do meio. Segundo reza a lenda, após anos tentando alcançar a iluminação por meio do desprendimento material total, sem, no entanto ter sucesso, ele vê um barqueiro passar. Encima do barco estava um “mestre-músico” que ensinava ao discípulo: "Você não pode esticar demais a corda do instrumento, senão ele arrebenta; nem afrouxar demais, senão ele não funcionará". Foi aí que Buda entendeu que o caminho da iluminação era o do meio, sem se entregar a extremos, como os antigos ascetas faziam, mortificando o corpo com pesadas penitências. Logo depois ele alcançou o nirvana.

O egoísmo é inerente a condição humana atual. Talvez demore milênios para ele deixar de existir. No entanto, é interessante procurarmos essa reforma íntima em nós mesmos ao invés de acharmos que se o nosso vizinho ou o nosso chefe não for egoísta, nós não seremos. Como é querer que todos doem tudo que tem em prol de um sistema "revolucionário" como o socialismo/comunismo, ao invés de nós mesmos nos darmos ao trabalho e desprendimento de fazerm isso. Alguns dirão: "Isso é um disparate, eu tenho apenas essencial. Quem tem que dar tudo é aquele que tem o supérfluo". Mas será realmente verdade, será que realmente temos só o essencial, de modo que não há nada que possamos doar?
Na minha visão. Pensar assim é um egoísmo. Um egoísmo que legitima a violência. Afinal, como você irá tirar de quem supostamente tem mais para dar a quem tem menos em um sistema nos moldes marxistas?

Nisso se esbarra em outros pontos. Por que produzir mais, se o esforço que farei não trará retorno imediato ou mediato a mim ou à minha família? Por que perder noites contínuas de sono para desenvolver uma teoria inovadora que será apropriada pelo Estado sem nenhum retorno que recompense o desgaste físico extremo a que você submeteu? Alguns dirão: "Como você é egoísta, é lógico que todos farão isso pelo bem da sociedade!" No entanto, essas mesmas pessoas, não deixariam de comprar um Iphone 4S, mesmo que fosse para doar parte do dinheiro a um pobre mendigo faminto na rua. Mas elas, apesar de tudo, querem que os outros façam. E se os outros se recusarem, serão taxados de egoístas.

As experiências socialistas do século XX provaram que o socialismo é uma tremenda de uma má ideia.
Agora quanto ao Socialismo x Cristianismo, como vejo muitas legendas evocar,  Karl Marx no livro "O Capital" prega que as instituições religiosas são meios de controle da classe que detém o controle sobre as demais. Marx, além disto, entende que a família, não é nada além de um meio de segurar o capital e as posses. Enfim... não irei me demorar muito neste assunto. Mas da minha perspectiva de vida, de alguém que inclusive já foi um militante socialista, esse sistema, o socialismo, não tem nada de cristão. E justamente o que o torna tão sedutor são promessas fáceis de um paraíso terreno que por razões óbvias não são concretizáveis.
Longe de criar um paraíso, são criados infernos de purgação, como Cuba, Camboja, Coreia do Norte e tantas outros. Nações que muitos intelectuais do nosso país parecem morrer de amor, mas que não ousam fazer as malas para morar.  Como certa vez disse Lênin: “Usaremos o “idiota útil” na linha de frente. Incitaremos o ódio de classes. Destruiremos sua base moral, a família e a espiritualidade. Comerão as migalhas que caírem de nossas mesas. O Estado será Deus“.


Acreditem ou não, essas foram palavras do maior líder comunista do século XX. Fonte de inspiração para centenas de milhares de intelectuais do século XXI, e que muitos irmãos parecem defender ardentemente. Mas é como falei. Ser socialista hoje é sinônimo de "ser bom". Ao invés de me comprometer em fazer o bem, obras de caridade, simplesmente digo que sou socialista e todos passam a me admirar por isso. "daí sou uma boa pessoa não por que faço o bem, mas por que sou socialista e ser socialista dispensa tudo o mais; afinal o "lobo mal" é o capitalista egoísta, que conquistou tudo por privilégio e não por mérito e nós comunistas somos os anjos bons desses tempos, os anjos iluminados, simples assim, como preto no branco ". Como disse anteriormente, vejo isso como parte do inconsciente coletivo do século XXI e do hedonismo e narcisismo que dominam nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário